A definição da franquia na contratação do seguro de automóvel é importante porque tem influência direta no valor (prêmio) que é pago pela apólice e no valor que será desembolsado pela seguradora em caso de acidente (sinistro). Assim sendo, verificar junto ao seu corretor os detalhes sobre a franquia na contratação pode evitar surpresas quando precisar acionar o seguro.
O ideal é que você nunca precise acionar o seguro, mas se precisar é bom ficar por dentro das dicas a seguir.
O que é e como funciona a franquia de automóvel?
A franquia é o valor fixo contratado em apólice que o segurado terá que pagar caso se envolva em um acidente (sinistro) em que seu carro precise de conserto.
A franquia é uma forma de compartilhar responsabilidade, despertando mais prudência no uso do veículo por seu proprietário. A conduta, segundo as seguradoras, faz com que os motoristas não se exponham a riscos desnecessários pensando, por exemplo, que o seguro irá cobrir todos os prejuízos.
Quando a franquia é cobrada?
O valor da franquia é pago pelo segurado diretamente à oficina e o saldo é assumido integralmente pela seguradora.
A franquia é cobrada somente para consertar o veículo do próprio segurado, em caso de dano parcial e o pagamento é realizado diretamente à oficina. Nos casos de Perda Total, ou em danos causados somente a veículos de terceiros, não haverá cobrança de franquia e a seguradora assume todo o prejuízo até o valor contratado em apólice.
Tipos de franquia
No momento da contratação do seguro você poderá escolher entre a franquia básica (também conhecidas como normal ou obrigatória) ou reduzida e, em alguns poucos casos, franquia majorada.
Quanto maior for o valor da franquia menor será o preço (prêmio) do seguro e vice versa.
Confira a diferença entre os tipos de franquia mais usados:
Como escolher o melhor tipo de Franquia?
A Rolf Seguros busca auxiliar na contratação do seguro avaliando o perfil de risco do segurado para indicar a franquia mais adequada. Conforme o histórico de direção é possível saber qual franquia poderá atender melhor o segurado.
Caso o segurado tenha feito uso do seguro com frequência ou ainda é um jovem condutor, pode valer a pena contratar a franquia reduzida. Por outro lado, se o motorista é experiente, usa pouco o carro e não costuma dirigir em áreas de maior risco, talvez a melhor opção possa ser a franquia normal, que irá manter o valor (prêmio) do seguro mais baixo.
É importante avaliar a diferença nos valores (prêmio) do seguro, comparar as cotações com a franquia normal e reduzida, pois a diferença pode ser pequena e a opção reduzida ser mais vantajosa.
Você ainda não contratou seguro para seu carro? Faça contato com a Rolf Seguros agora mesmo! Basta preencher as informações do nosso formulário para solicitar uma cotação. Em seguida entraremos em contato com a melhor opção de seguro para você.